Blog de DHJUPIC

JUFRA Filhos de Assis (Vigia-PA) Realiza 4ª Jornada Franciscana Pelos Direitos Humanos.



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     18:28     
Nos dias 11, 12, 13 e 14 de dezembro, demos inicio em nossa fraternidade "FILHOS DE ASSIS", a "IV Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos" que tem como tema: "MINERAÇÃO E VIDA". Com a participação assídua da fraternidade, fomos a cada dia abordando os temas que nos eram propostos. Os encontros eram dirigidos pela irmã da subsecretaria de DHJUPIC (Bianca Teodósio). A cada tema discutido, era claro o espanto e a alegria de nossos irmãos por estar conhecendo e  aprendendo coisas que até então eram desconhecidos para todos nós. Iniciamos sempre com orações pedindo ao espírito santo que se faça presente entre nós e que nos encha de sabedoria, para que possamos entender o que nos será presenteado. Iniciamos os encontros lendo a cartilha que continha o conteúdo de cada tema, a cada pergunta surgia um novo debate sempre com o pensamento em: "como poderemos ajudar nossos irmãos e nossa sociedade, a formar uma sociedade melhor com o conhecimento que acabamos de obter?". Idéias e conhecimentos eram trocados, para formação de pensamentos e atitudes em prol de uma sociedade mais justa e fraterna, sempre com o pensamento no irmão. A cada parágrafo lido vimos o sentimento de sede e justiça em ouvir e se deparar com injustiças e maus tratos para com nossa irmã natureza e até mesmo, para conosco. A cada encontro, saímos cheio do espírito de fraternidade em busca de uma sociedade do "bem viver" vista por Francisco.
Em nossas dinâmicas, buscávamos enfatizar a busca da fraternidade e do amor ao próximo, com base no tema que nos foi dado. Com os temas dados: "MINERAÇÃO, DIREITOS, PÓS-EXTRATIVISMOS E FRATERNIDADE", conseguimos expor nossas idéias e buscar formas de conscientizar a nós e aos outros para "abrirmos os olhos" e enxergarmos o mal que estamos fazendo aos nossos irmãos. Temos que entrar em comum acordo, para começar a despertar o FRANCISCO que há dentro de nós, e começarmos a defender nossos irmãos que não conseguem por si só se defender dessa sociedade capitalista que tanto nos oprime e nos afasta cada vez mais de nosso dever fraterno, para com nossos irmãos, com suas tecnologias e alegrias passageiras, por termos. Fomos muito abençoados e agraciados por termos o privilégio de conhecer e saber mais de cada um desses temas. Esperamos que com esse conhecimento que nos foi dado, possamos transformar esse mundo cheio de individualismo, para um mundo mais fraterno e com o devido cuidado para com nossa irmã e mãe natureza.

PAZ E BEM!!!
FRATERNIDADE FILHOS DE ASSIS

VIGIA DE NAZARÉ-PARÁ

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: