Missa em Penedo marca os 20 anos de peregrinação de Frei Dom Luiz Cappio

Fazendo parte da celebração dos 20 anos de peregrinação do Frei Dom Luiz Flávio Cappio pelas águas do Rio São Francisco, foi realizada na manhã do dia 15 de Novembro na Praça 12 de Abril em Penedo-Alagoas, uma bonita e participativa missa solene Presidida por Dom Luiz Cappio.
Várias caravanas do Baixo, médio, sub médio e alto São Francisco estiveram presentes para prestigiar esse grande evento que marcou sem sombra de dúvida o dia 15 de Novembro na nossa cidade , podendo presenciar e ouvir uma homilia, de joelhos, do grande articulador da romaria que pediu nosso "não" a construção de usinas nucleares nas proximidades do rio.
Muitas homenagens, protestos e defesas foram feitas por entidades sociais e religiosas com relação ao Rio São Francisco e duas prenderam a atenção do público presente, foram elas: a declamação muito emocionada de uma poesia sobre o nosso rio pelo Senhor Toinho Pescador que lhe rendeu muitos aplausos e a encenação mística recheada de interpretação dos Jufristas de Penedo que mostraram muito talento e competência ao homenagear o Rio da Unidade Nacional, o Velho Chico.
Ao final da celebração, todos juntos em um único tom de voz expressaram os seus sentimentos sobre o Rio São Francisco, com as palavras de Ordem “São Francisco vivo é terra, é água, é vida e é povo”. Em seguida, os Jufristas de posse de algumas vasilhas de águas retiradas do Rio naquele momento, entregaram a Dom Luiz Cappio que com ela abençoou todos os participantes.
Por fim, todas as caravanas seguiram para a cidade de Piaçabuçu e posteriormente para a Foz do Rio onde após rituais indígenas e apresentações culturais, a água trazida da nascente foi somada a água da foz, dando o sentido final a frase : " Vim te dar um gole D'água e pedir tua benção ".

Texto de: Geraldo José (ex-jufrista e jornalista) e Washington Lima dos Santos ( Subsecretário Distrital da JUFRA B1(PE/AL)