Blog de DHJUPIC

JUFRA do Brasil na luta pelo "Velho Chico"



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     14:45     
Missa em Penedo marca os 20 anos de peregrinação de Frei Dom Luiz Cappio

Fazendo parte da celebração dos 20 anos de peregrinação do Frei Dom Luiz Flávio Cappio pelas águas do Rio São Francisco, foi realizada na manhã do dia 15 de Novembro na Praça 12 de Abril em Penedo-Alagoas, uma bonita e participativa missa solene Presidida por Dom Luiz Cappio.
Várias caravanas do Baixo, médio, sub médio e alto São Francisco estiveram presentes para prestigiar esse grande evento que marcou sem sombra de dúvida o dia 15 de Novembro na nossa cidade , podendo presenciar e ouvir uma homilia, de joelhos, do grande articulador da romaria que pediu nosso "não" a construção de usinas nucleares nas proximidades do rio.
Muitas homenagens, protestos e defesas foram feitas por entidades sociais e religiosas com relação ao Rio São Francisco e duas prenderam a atenção do público presente, foram elas: a declamação muito emocionada de uma poesia sobre o nosso rio pelo Senhor Toinho Pescador que lhe rendeu muitos aplausos e a encenação mística recheada de interpretação dos Jufristas de Penedo que mostraram muito talento e competência ao homenagear o Rio da Unidade Nacional, o Velho Chico.
Ao final da celebração, todos juntos em um único tom de voz expressaram os seus sentimentos sobre o Rio São Francisco, com as palavras de Ordem “São Francisco vivo é terra, é água, é vida e é povo”. Em seguida, os Jufristas de posse de algumas vasilhas de águas retiradas do Rio naquele momento, entregaram a Dom Luiz Cappio que com ela abençoou todos os participantes.
Por fim, todas as caravanas seguiram para a cidade de Piaçabuçu e posteriormente para a Foz do Rio onde após rituais indígenas e apresentações culturais, a água trazida da nascente foi somada a água da foz, dando o sentido final a frase : " Vim te dar um gole D'água e pedir tua benção ".

Texto de: Geraldo José (ex-jufrista e jornalista) e Washington Lima dos Santos ( Subsecretário Distrital da JUFRA B1(PE/AL)

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: