Blog de DHJUPIC

JUFRA NA 5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA – 2º DIA



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     13:38     

O 2º dia da etapa nacional da 5ª Semana Social Brasileira iniciou com a realização de duas mesas, durante toda a manhã, com o objetivo de socializar com os participantes, em forma de testemunho, os grupos impactados pelo Estado que temos e conhecer experiências na construção do Estado que queremos.

A primeira mesa tratou dos povos e comunidades violentadas pelo Estado, foram elas: quilombolas, Comitê Popular da Copa, indígenas, pescadores, atingidos pelas mudanças socioambientais e atingidos pelas atividades mineradoras. A segunda mesa teve como foco os Direitos e o Estado, com as temáticas da educação, saúde, transporte, trabalho, juventude, dívida pública e a questão agrária.

Na parte da tarde, os participantes se deslocaram para a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o lançamento da Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas. No ato público, foram apresentados os principais pontos da proposta: 1) afastar a influência do poder econômico das eleições, proibindo a doação de empresas; 2) necessidade de reformular o sistema político, incluindo a questão de gênero e estimular a participação dos grupos sub-representados; 3) regulamentação do artigo 14 da Constituição, em favor da democracia direta; 4) melhorar o sistema político partidário, aumentando a participação de militantes e filiados em torno de um programa político; 5) fidelidade partidária programática.

Retornando ao Centro Cultural de Brasília (CCB), os participantes da 5ª SSB realizaram a “Fila do Povo”, com intervenções livres dos diversos segmentos presentes, no debate da Reforma Política, com os temas da Sociedade e Estado, no enfoque das populações atingidas e dos direitos negados pelo Estado. Em seguida, os observadores e assessores apresentaram alguns pontos para a reflexão de todo o grupo, motivando a debaterem mais profundamente as temáticas nas oficinas que serão realizadas no dia seguinte.

À noite, foi proporcionado o Cine-Fórum, com a exibição do filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, confira neste link: http://www.youtube.com/watch?v=fnrhYwuxaTs


Texto de Elson Matias, Henrique Bruno e Washington Lima

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: