O 2º dia da etapa nacional da 5ª Semana Social Brasileira iniciou com a realização de duas mesas, durante toda a manhã, com o objetivo de socializar com os participantes, em forma de testemunho, os grupos impactados pelo Estado que temos e conhecer experiências na construção do Estado que queremos.

A primeira mesa tratou dos povos e comunidades violentadas pelo Estado, foram elas: quilombolas, Comitê Popular da Copa, indígenas, pescadores, atingidos pelas mudanças socioambientais e atingidos pelas atividades mineradoras. A segunda mesa teve como foco os Direitos e o Estado, com as temáticas da educação, saúde, transporte, trabalho, juventude, dívida pública e a questão agrária.

Na parte da tarde, os participantes se deslocaram para a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o lançamento da Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas. No ato público, foram apresentados os principais pontos da proposta: 1) afastar a influência do poder econômico das eleições, proibindo a doação de empresas; 2) necessidade de reformular o sistema político, incluindo a questão de gênero e estimular a participação dos grupos sub-representados; 3) regulamentação do artigo 14 da Constituição, em favor da democracia direta; 4) melhorar o sistema político partidário, aumentando a participação de militantes e filiados em torno de um programa político; 5) fidelidade partidária programática.

Retornando ao Centro Cultural de Brasília (CCB), os participantes da 5ª SSB realizaram a “Fila do Povo”, com intervenções livres dos diversos segmentos presentes, no debate da Reforma Política, com os temas da Sociedade e Estado, no enfoque das populações atingidas e dos direitos negados pelo Estado. Em seguida, os observadores e assessores apresentaram alguns pontos para a reflexão de todo o grupo, motivando a debaterem mais profundamente as temáticas nas oficinas que serão realizadas no dia seguinte.

À noite, foi proporcionado o Cine-Fórum, com a exibição do filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, confira neste link: http://www.youtube.com/watch?v=fnrhYwuxaTs


Texto de Elson Matias, Henrique Bruno e Washington Lima