Blog de DHJUPIC

Jufra do Brasil participa do Seminário sobre o novo Marco Legal da Mineração no Brasil



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     14:00     
No dia 22 de março de 2013, o Subsecretário de DHJUPIC, Igor Bastos, representou a Jufra do Brasil no seminário sobre o novo Marco Legal da Mineração no Brasil, em Brasília, promovido pela CNBB. Esta reforma opta pela intensificação da matriz extrativa, com ritmos insustentáveis para o Planeta e também para os trabalhadores. Estavam presentes as seguintes organizações, movimentos e redes: CNBB, Justiça nos Trilhos, Comissão Justiça e Paz, CPT, IBASE, SINFRAJUPE, JUFRA, AFES, Cáritas, OAB, Instituto Sócio Ambiental, FASE, Movimento pelas Serras e águas de Minas Gerais, Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, Justiça Global, Articulação dos Atingidos pela Vale, MST, CNA-Noruega, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).
A falta de debate e transparência sobre essa reforma confirma a suspeita de que o Estado e os grandes empreendedores privados estejam, mais uma vez, arquitetando uma legislação que privilegie o capital e provoque mais impactos ambientais e prejuízos irreparáveis ao planeta e à humanidade. Com isso, A JUFRA do Brasil se junta às forças sociais empenhadas no debate sobre a mineração, seus impactos e perspectivas, para um diálogo aberto e fraterno sobre a questão.

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: