Blog de DHJUPIC

Delegação Internacional Franciscana no Fórum Social Mundial 2013 – Tunísia



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     14:43     

Está presente, em Túnis, na Tunísia, uma delegação franciscana, para participar do FSM 2013. A delegação tem um compromisso de se envolver particularmente nas atividades ligadas às questões dos impactos da mineração, na luta contra a economia verde e na busca do "Bem Viver", Mãe Terra e tudo que diz respeito a um novo estilo de vida. Esses foram eixos de luta e trabalho, que forma assumidos por franciscanos e franciscanas, na Cúpula dos Povos, durante a Ri+20, em 2012, no Rio de Janeiro.
O Fórum Social Mundial da Tunísia, que inicia no dia 26 e vai até o dia 30 de março terá eventos múltiplos: marchas, protestos, iniciativas de solidariedade, workshops, conferencia, seminários, reuniões e, claro manifestações culturais.

No dia 26 de maço - Assembleia das Mulheres, na parte da manhã e às 16 horas a Marcha de Abertura do Fórum.
Os dias 27, 28 e 29 de Março (manhã e tarde) serão dedicados a atividades auto-gestionadas. Estas atividades permitirão visualizar os temas abordados, compartilhados e aprofundados pelas organizações.
O formato das atividades é livre e diversificado, a partir de palestras até peças de teatro, através de debates, testemunhos, etc. Essas atividades serão realizadas em sessões de 2h30min. ou mais sessões.


O dia de 27 de Março será a oportunidade de discutir os processos revolucionários, revoltas, insurreições, guerras civis e protestos que abalaram o sistema político no Magrebe e Machereque. Essa questão será focada perspectiva da justiça social: a democracia, a justiça social, emprego, contra a corrupção, contra dilapidação de bens públicos, para o acesso à saúde e à educação, pela liberdade, pela dignidade e cidadania ... é um tempo reflexão sobre o futuro destes processos revolucionários e dos ações que abalaram a região e o mundo, será um apelo global para construir um outro mundo.


Fonte: FALACHICO

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: