Blog de DHJUPIC

Jornada na JUFRA de Patos de Minas-MG



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     22:52    Marcadores: 

Com o intuito de vivermos o tema “Estado, Saúde e Ecologia”, a 3ª Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos foi realizada pela Fraternidade de JUFRA "Alverne", em Patos de Minas-MG, através de encontros, onde assistimos aos três vídeos indicados em cada encontro da cartilha durante a semana da Jornada, como forma de reflexão e preparação para um encontro final.


Assim no dia 08/12 reunimos para o encontro no salão da OFS às 16:30 para praticarmos nosso carisma franciscano em defesa dos direitos humanos. Desenvolvemos então no encontro discussões sobre a importância do dever do Estado para com a população e os direitos do Povo Brasileiro. A situação da saúde pública brasileira, decorrente da negligência por parte dos governos e dos profissionais da saúde. A falta de comprometimento dos países e de cada um de nós para com o meio ambiente.

Assim após leituras, dinâmica e orações chegamos a conclusão de que como o lema da Jornada - "Juventude Franciscana na construção da sociedade do Bem-Viver" - nos quer dizer, que a atitude de cada um, principalmente de nós franciscanos, deve ser exemplo para que os Direitos Humanos possam ser realmente respeitados.

Pedro Henrique - Patos de Minas-MG
Sub Local de DHJUPIC
Fraternidade Alverne

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: