Blog de DHJUPIC

Jornada na JUFRA de União dos Palmares-AL



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     17:11    Marcadores: 

No último dia 09 de dezembro, a Fraternidade de JUFRA Frei Galvão, de União dos Palmares-AL, promoveu a 3ª Jornada Franciscana Nacional dos Direitos Humanos que trouxe como tema: “Estado, Saúde e Ecologia”.


Realizamos uma roda de conversa no Centro Comunitário onde nos reunimos de costume, para socializarmos informações. O momento foi muito proveitoso e gerou debates entre os presentes. Refletimos sobre o papel do Estado, que deveria ser uma instituição que visasse a defesa dos direitos do cidadãos e cidadãs, como também promover a administração dos bens comuns.


Referente à saúde, debatemos sobre a precariedade que existe nesta política tão essencial para o ser humano. O mesmo aconteceu com o tema da Ecologia, onde falamos sobre o aquecimento global e todos os efeitos nefastos que esta problemática causa.


Encerramos com uma apresentação de slide de publicidades chocantes sobre o desmatamento, exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra a mulher e outras temáticas advindas da desigualdade social.

A Jornada pelos Direitos Humanos nos proporcionou um momento de reflexão e tomada de consciência sobre os atos que realizamos e a função do Estado.

Atenciosamente,

Vanessa Augusta do Nascimento
Secretária Fraterna Local
Fraternidade Frei Galvão – União dos Palmares-AL

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: