No dia 17 de Novembro do corrente ano, a Fraternidade Utopia da Juventude Franciscana, de Santa Maria-RS, se reuniu para iniciar os encontros formativos voltados para a 3ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, cujo tema era “Estado, Saúde e Ecologia”. O tema escolhido para ser tratado neste dia foi a saúde. O debate iniciou-se através da leitura de um texto que fazia alusão à situação da saúde pública no Brasil, bem como aos direitos que temos como cidadãos nessa questão. Após isto, os irmãos discutiram e resolveram escrever um documento formal para o secretário de saúde do nosso Município. Nesse documento constam todas as reivindicações dos presentes em relação às melhorias que poderiam ser feitas no município de Santa Maria na área de saúde. Alguns irmãos ajudaram a articular a carta, a qual foi enviada.


No dia 24 de Novembro as atividades tiveram continuidade com a apresentação dos dois temas restantes: Estado e Ecologia. O primeiro tema foi exemplificado através de dois vídeos que ilustram a conformidade da maioria dos brasileiros com os problemas da nossa política. A discussão voltou-se para as más condições oferecidas pelo governo para a população em geral. O segundo desses foi tratado com o uso de uma sala com elementos da natureza onde os irmãos tinham que se vendarem e tentar descobrir o que era cada objeto. Com isso pretendeu-se demonstrar que mesmo após a semana cansativa e a falta de preocupação com o que nos rodeia, ainda temos a percepção do meio ambiente de olhos vendados, justamente por ele ser muito importante em nossas vidas. Tratou-se também da participação da JUFRA na Rio+20 e dos impactos da conferência no mundo.



Após os encontros de formação, decidimos ajudar a Casa de Passagem de Santa Maria, um local que acolhe os desabrigados durante a noite e está muito carente em recursos. Assim, no dia 01 de Dezembro fomos às ruas em busca de alimentos. De casa em casa, buscamos encontrar qualquer doação que pudesse beneficiar essas pessoas necessitadas. No fim, conseguimos arrecadar muitos quilos de alimentos e roupas que serão entregues nos próximos dias no local.


Por tudo que foi realizado, podemos afirmar que vale a pena refletir sobre nosso papel na sociedade, principalmente na esfera política. Cabe a cada um de nós buscar o bem maior para todos, para que assim vivamos de bem com a natureza e com nossos irmãos.

Paz e Bem!

Marcela Giuliani Denardin – Santa Maria-RS
Subsecretária local de DHJUPIC – Fraternidade Utopia