Blog de DHJUPIC

LANÇAMENTO: Cartaz da 3ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     23:21    Marcadores: 

Explicação do Cartaz:

No mapa do Brasil, fotografias dos jovens de várias fraternidades da Juventude Franciscana marcando presença nos mais diversos locais do território nacional, com suas ações de intervenção no meio social, sobretudo com a Campanha da Fraternidade, a Cúpula dos Povos, o Grito dos/as Excluídos/as, o SINFRAJUPE, a Campanha Não à Economia Verde e a Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos.

Junto aos jufristas, Francisco de Assis, pobre, jovem e alegre, pintado por Francisco Daniel, do Movimento de Artistas da Caminhada-MARCA, também dá sua contribuição nesta construção do outro mundo possível, urgente e necessário, e sustenta com os jovens o globo presente nos Fóruns Sociais Mundiais e na Cúpula dos Povos na Rio+20.

O título “3ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos”, o tema: “Estado, Saúde e Ecologia” e o lema: “Juventude Franciscana na construção da sociedade do Bem-Viver”, nas cores verde e amarelo, remetem ao simbolismo do Brasil, país onde a JUFRA realiza a Jornada pelos Direitos Humanos e onde exerce sua missão.

Ao fundo, a imagem da parede construída com tijolos firmes, lembra essa construção que a JUFRA se propõe a participar, na luta por justiça socioambiental, e recorda que cada ação é importante para somar nesse processo participativo e inclusivo.

A logomarca da Juventude Franciscana do Brasil se junta à do Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia e à da 5ª Semana Social Brasileira, parceiros na luta, solidários na causa, construindo o Bem-Viver.

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: