A Fraternidade Vem e Segue-me, da JUFRA de Foz do Iguaçu-PR, também participou do Grito dos/as Excluídos/as 2012. Em cartazes destacaram o tema: “Queremos um Estado a serviço da nação que garanta direito a toda a população”.


O protesto se deu após a missa, na Paróquia São Paulo, em forma de caminhada pela avenida principal da cidade e também com falas em praça pública. A JUFRA juntamente com outros manifestantes expressou seu grito falando de seu movimento e denunciando o modelo socioeconômico excludente.


Além da JUFRA, também participaram do Grito, o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), PJ (Pastoral da Juventude), Família Nazária Inácia, Pastoral da Sobriedade, Pastoral dos Doentes, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Pastoral da Mobilidade Humana, Pastoral dos Imigrantes, Cáritas e Movimento Cidade Unida Salvando Vidas.


A RPC TV esteve presente registrando o Grito dos/as Excluídos/as, e a matéria está disponível neste link: http://g1.globo.com/videos/parana/paranatv-1edicao/t/foz-do-iguacu/v/integrantes-do-grito-dos-excluidos-fazem-caminhada-em-foz/2128007/


Além da manifestação ter o objetivo de protesto, também se buscou mostrar à sociedade a necessidade do envolvimento de todos na luta consciente por uma sociedade justa e emancipatória. Neste sentido, após a partilha com os demais movimentos, a JUFRA distribuiu folhetos sobre o Grito dos/as Excluídos/as.


Não é o Estado benevolente quem banca os sistemas de saúde, educação e outros. A população paga seus impostos e requer que o Estado o devolva em forma de uma gestão igualitária em que saúde, educação, terra, trabalho, transporte, moradia, lazer... sejam direitos alcançados por todo o povo brasileiro.


Que o 19° Grito dos/as Excluídos/as no próximo ano, tenhamos mais pessoas conscientes e comprometidas para buscar conosco em forma de luta uma sociedade mais justa. “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” (São Francisco de Assis)

Paula Brenda Fernandes
Secretária Fraterna Local da Fraternidade Vem e Segue-me
JUFRA – Foz do Iguaçu-PR