Blog de DHJUPIC

Fraternidade JUFRA das Chagas presente no Grito dos/as Excluídos/as em São Paulo-SP



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     17:26    Marcadores: 

Em sintonia com o 18° Grito dos/as Excluídos/as realizado em todo Brasil e 16° realizado em São Paulo, no dia 7 de setembro de 2012, a Fraternidade JUFRA das Chagas esteve presente no evento que começou as 8h com a Santa Missa na Catedral da Sé e em seguida participaram da apresentação cultural realizada pelos indígenas Pankararu e da encenação da equipe de mística do Grito, que mostrou várias injustiças sociais, como a falta de moradia e como o Estado atua, excluindo as pessoas mais necessitadas e favorecendo por interesses a outros grupos.


Dando continuidade prosseguimos em caminhada em direção ao Parque da Independência junto com os movimentos e representações sindicais e populares. Durante a caminhada os representantes dos grupos puderam manifestar-se e os jovens da JUFRA gritaram por Justiça Social e Ambiental e em defesa da garantia dos direitos sociais, gritando por atenção especial ao crescimento da população dos irmãos moradores de rua.


"Todos temos direitos a moradia, a saúde, ao transporte público de qualidade, a alimentação, a vida. O Estado que queremos ter precisa estar a serviço da nação e da população".


"As pessoas passam e vêem os irmãos amontoados morando na rua, mas onde estão os direitos?".


"Não podemos nos calar diante de tanta exploração dos recursos naturais e da cultura do consumismo, sendo mascarado com a tal estória de economia verde".


A Fraternidade reuniu-se também num encontro anterior em preparo a participação do Grito dos/as Excluídos/as, realizando uma formação sobre o tema e como é importante a conscientização e atuação da Juventude Franciscana.


Maria Aparecida Brito, OFS/JUFRA
Subsecretária Local de Formação e DHJUPIC
Fraternidade JUFRA das Chagas

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: