Caros Irmãos e Irmãs,

Em todo o Brasil, estão sendo realizados seminários, fóruns, reuniões, debates em torno da questão “Justiça Ambiental” a partir da visão do Carisma Franciscano, considerando as graves contradições e desigualdades sociais sobre a compreensão da Mãe Terra como fonte de lucro/exploração.

As reflexões têm como objetivo refletir sobre as considerações do nosso Carisma para enriquecer a proposta de que “Um mundo melhor é possível”. Daí não podermos ficar ‘fora’ de tais debates temáticos em virtude de estarmos inseridos numa região de visíveis contradições: miséria, exploração da Terra pelo capital empresarial e imobiliário, escravidão do trabalho infantil, violência contra a mulher, dependentes químicos etc. E nossa missão é, por conseguinte, evangelizar em lugares de ‘cultura de morte’, pois é algo inerente ao nosso carisma.

Por isso, estamos convidando os Confrades de todas as Províncias do Brasil, os confrades das Fraternidades da nossa Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, a OFS, a JUFRA, as Congregações Femininas e os (as) Leigos (as) a participarmos do Seminário “Justiça Ambiental: Espiritualidade e Missão Franciscana no Contexto Atual” que se realizará nos dias 08 a 10 de junho de 2012, no CEFRAM (Centro Franciscano de Animação Missionária, em Bacabal-MA).

Na oportunidade, teremos a presença do Coordenador do Serviço Justiça, Paz e Integração da Criação da Ordem, Frei Joseph Rozansky, que ministrará várias palestras, dentre as quais: “Espiritualidade e Missão do JPIC”, as “Características do desenvolvimento sustentável”; “Economia Verde e suas implicações para os países em desenvolvimento” etc. (cf. folder); depois, Frei Adelmo, Coordenador do JPIC na Conferência Franciscana dos Frades Menores do Brasil (CFMB), apresentará a “Situação atual do JPIC, no Brasil”; e, finalmente, Frei José Francisco da Província Franciscana Imaculada Conceição, que discorrerá sobre a “Análise e Crítica ao Documento Zero da Rio+20”.

Está é uma grande oportunidade para que nos inteiremos de discussões e reflexões sobre a “Justiça Ambiental” em razão de nos encontrarmos inseridos nos mais diversos trabalhos pastorais e sociais. Assim, tomaremos conhecimento de assuntos tão importantes que contribuirão para enriquecer a caminhada e os desafios do trabalho social.

Duas questões podem nos auxiliar na compreensão da temática: “Como desenvolver um trabalho de formação e informação a respeito da questão da justiça ambiental (que por si inclui justiça social) a partir do carisma franciscano? Como desenvolver uma metodologia que nos leve a ser presença transformadora na sociedade?”

Portanto, aguardamos os irmãos e irmãs para que, juntos, reflitamos conteúdos que nos enriquecerão nos trabalhos pastorais e sociais em seus mais diversos e diferentes aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e religiosos.

>Objetivos:
•Refletir sobre as considerações do Carisma Franciscano para enriquecer a proposta de que “Um mundo melhor é possível”;
•Capacitar os frades em conteúdos relacionados ao JPIC.
•Responder às situações atuais em que nos encontramos inseridos (as) como religiosos (as).
•Discutir os rumos do desenvolvimento sustentável.
•Elucidar alguns pressupostos para uma ética no mundo globalizado.
•Compreender o que significa “Economia Verde” e suas implicações para os países em desenvolvimento.


Estrutura:
•Data: 08 a 10/06/2012
•Local: Centro Franciscano de Animação Missionária–CEFRAM , Bacabal-MA, Fone/Fax.99-3621-1420, e-mail: cefram@hotmail.com. Obs: Solicite sua Inscrição por e-mail e preencha nos envie por fax ou e-mail.
•Como chegar ao local: da Rodoviária de Bacabal, de táxi ou moto táxi, se dirigir ao Colégio N.Sra. dos Anjos, CONASA-CEFRAM. Quem não tem ônibus direto para Bacabal, chegando em Peritoró, encontrará ônibus ou transporte alternativo com facilidade.
•Taxa do curso: R$ 90,00.
•Número de vagas: cerca de 80 vagas. Serão preenchidas por ordem de chegada das fichas de inscrição. Favor devolver a ficha de inscrição até o dia 31/05/2012

Realização:
Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção MA/PI

Que o Senhor Ressuscitado nos ilumine com a graça do Seu Espírito!

Frei Antonio Leandro da Silva (OFM)
(Coordenador do JPIC da Província F. N. Srª da Assunção)