Blog de DHJUPIC

JUFRA do Brasil participa do Enlace das Juventudes na Cúpula dos Povos



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     17:55     

“Assumimos como compromisso somar forças junto às manifestações contra o descaso dos poderes públicos, fortalecer os grupos de conscientização socioambiental e coleta de materiais recicláveis, participar da elaboração e controle social das políticas públicas, promover o engajamento nas diversas Pastorais Sociais e organizações populares” (Carta de Guaratinguetá: A JUFRA que queremos ser).

A Juventude Franciscana do Brasil esteve presente na reunião do Enlace das Juventudes, que ocorreu nos dias 20 a 22 de abril de 2012, no Rio de Janeiro, sendo representada pela irmã Mayara Ingrid Sousa Lima, Subsecretária Nacional de Formação.

Com representantes de mais de 40 organizações juvenis do Brasil e do Mundo, foi debatida a atuação da juventude na articulação para a Cúpula dos Povos, percebendo como trabalhamos até o momento e como podemos melhorar e expandir este processo para outras organizações e movimentos.


A Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), organizado pelos movimentos sociais, acontecerá no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, nos dias 15 a 22 de junho. As juventudes de todo Brasil e do Mundo estarão presentes de forma efetiva e participativa nesse grande evento, e estão se articulando através do chamado “Enlace das Juventudes”.

O Enlace das Juventudes reúne, portanto, organizações, redes e movimentos das juventudes de todo mundo que desejam construir de forma integrada a participação das Juventudes durante a Cúpula dos Povos. A proposta é organizar o acampamento das juventudes durante todo o processo da Rio+20 e, para isso, foram formados, nessa reunião, quatro Grupos de Trabalho e uma Secretaria Geral com as organizações participantes que se disponibilizaram em colaborar com este grande evento.


Maiores detalhes sobre local, número de participantes, temas e atividades do acampamento, ainda estão sendo definidos e serão disponibilizados em breve através do email: juventudes@rio2012.org.br do Blog do Enlace: www.enlacedasjuventudes.blogspot.com e do site da Cúpula dos Povos: www.cupuladospovos.org.br

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: