Blog de DHJUPIC

Campanha da Fraternidade 2012 - Fraternidade e Saúde Pública: “Que a saúde se difunda sobre a terra”



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     00:48     
SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL
Subsecretaria de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação
Subsecretaria de Ação Evangelizadora
Largo São Francisco, 173 – Centro – São Paulo / SP – CEP: 01005-010


Ofício 01/2012
A/C: Fraternidades Regionais e Locais
Assunto: Campanha da Fraternidade 2012
           
“Veja como está a saúde de seus irmãos...” (2Sm 17,18b)

Santa Rita-PB e Bom Conselho-PE, 16 de Fevereiro de 2012.


           

Irmãs e irmãos da JUFRA do Brasil,
Paz e Bem!

Iniciamos um novo tempo litúrgico, a Quaresma, tempo forte de nos prepararmos para a Páscoa, fazendo com que, a partir de uma reflexão profunda, mudemos nossos atos, para buscarmos construir o Reino de Deus, que começa com nosso compromisso de Justiça e Paz.

Há 49 anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe neste período quaresmal, a Campanha da Fraternidade (CF), onde em torno de um tema específico da realidade colocamos em prática gestos concretos de amor fraterno. Nesse ano de 2012, a CF traz o tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).
 
O objetivo geral da CF-2012 é: “Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.” (cf. Texto-Base, pág 12).




Portanto, junto à Igreja no Brasil, em nossas Comunidades, Paróquias e Dioceses, nós jovens franciscanos devemos nos conscientizar sobre essa temática, procurando informações e captando fatos e situações da realidade de nossos bairros para, a partir disso, buscarmos maneiras de lutarmos pela efetivação do direito à saúde pública, gratuita e de qualidade.

Enviamos a vocês este Ofício também para recordar aos irmãos e irmãs de todas as Fraternidades os compromissos que assumimos, enquanto Juventude Franciscana do Brasil, na “Carta de Guaratinguetá: A JUFRA que queremos ser!”, que segue:

“(...) assumimos como compromisso somar forças junto às manifestações contra o descaso dos poderes públicos, fortalecer os grupos de conscientização sócio-ambiental e coleta de materiais recicláveis, participar da elaboração e controle social das políticas públicas, promover o engajamento nas diversas Pastorais Sociais e organizações populares, fomentar a Campanha da Fraternidade e o Grito dos/as Excluídos/as e, como contribuição específica da JUFRA, realizar anualmente, de 01 a 10 de dezembro, a Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos.”

Como colaboradores neste compromisso,

Emanuelson Matias de Lima (Elson)
Subsecretário Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

José Douglas Soares Cordeiro de Souza
Subsecretário Nacional de Ação Evangelizadora da JUFRA do Brasil


Acesse o Material da Campanha da Fraternidade 2012:

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: