Em Campo Grande-MS, os/as participantes do 17º Grito dos/as Excluídos/as participaram de concentração em frente ao palanque oficial do desfile cívico-militar na rua 14 de Julho no encerramento das comemorações do dia da Pátria. O Grito dos/as Excluídos/as, que neste ano pregou combate à corrupção e em defesa da justiça social.

O governador André Puccinelli, que no momento da manifestação dava entrevista atrás do palanque, disse que apóia o movimento, “é democrático” e legítimo. O governador disse que sempre defendeu ações de combate à corrupção e qualquer outra forma de crime.

Guido Nogueira, da CPJ (Comissão Pastoral da Juventude), disse que o movimento dos excluídos já está organizado nas redes sociais e toda manifestação é convocada pela internet. Neste ano, em Mato Grosso do Sul, o enfoque foi pelo fim da violência e o extermínio de jovens, que são vítimas do crime organizado, da pobreza, da falta de oportunidades e do trânsito.

A Juventude Franciscana (JUFRA) se somou com as Irmãs Aparecidinhas Franciscanas, com a defesa dos direitos dos Povos Indígenas, e a Pastoral da Juventude (PJ), abordando o fim da violência e o exterminio dos jovens.

O Grito dos/as Excluídos/as surgiu em 1995, ligado à Campanha da Fraternidade daquele ano. Criado pelo Setor Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a mobilização ganhou adesão de outras entidades e movimentos sociais aos longo dos anos.

Maricélia Moraes - Campo Grande-MS
Secretária Fraterna do Regional Oeste (MT/MS/RO)

Com informações de Campo Grande News.