Blog de DHJUPIC

Juventude Franciscana realiza Grito dos/as Excluídos/as na terra de Zumbi (União dos Palmares-AL)



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     22:56    Marcadores: 
É com o sentimento de dever cumprido, que a nossa Fraternidade Frei Galvão, União dos Palmares-AL, vem relatar sucintamente a caminhada do 17° Grito dos/as Excluídos/as, que trouxe como tema: “Pela vida grita a Terra... Por Direitos todos nós!” O Dia da Pátria começou para nós as 9:00h com a Santa Missa na qual a Comissão do Grito foi responsável.

Já a Caminhada iniciou-se as 16:00h em fronte do alojamento dos desabrigados das enchentes (no fim da rua Castelo Branco), tendo alguns imprevistos na sua concentração, atraso e falta de combustível do carro de som e não comparecimento dos desabrigados do acampamento. Mas a fé que nos nutre não nos deixou fraquejar no início desta democrática caminhada.

Sendo assim, começamos a caminhar rumo a Câmara de Vereadores, sempre dando a palavra para Pastorais, categorias e movimentos que participavam da mesma. Um dos gritos durante todo o trajeto foi: “Direito á Educação, Passe Livre no Busão!”, dado pelos universitários deste município, que gritavam por um ônibus gratuito para estudarem na UFAL (Maceió-AL), pois há 10 anos os universitários pagam para irem estudar.

Vale ressaltar a presença de dois moradores do Acampamento da última enchente, que mostraram coragem para falar sobre as péssimas condições que vivem dentro de uma barraca de lona a mais de um ano a espera da entrega das casas.

A Comissão do Grito também elaborou abaixo-assinados reivindicando do Governo do Estado as seguintes pautas: o aceleramento da construção das Escolas Estudais e da Universidade Estadual (UNEAL), entrega das casas dos desabrigados e ônibus gratuito para os universitários. Estes abaixo-assinados serão entregues na sessão da Câmara Municipal no dia 13 de setembro, e ao Governador do Estado.

Terminamos assim a caminhada do Grito em fronte à Câmara de Vereadores, refletindo a importância que esta Casa tem, ou deveria ter, para a sociedade palmarina, através da efetivação de políticas públicas e marcando a nossa participação na mesma na próxima semana.


Vanessa Augusta do Nascimento
Fraternidade Frei Galvão – União dos Palmares-AL
Secretária Fraterna Local e Sub Frat Reg para o Distrito Alagoas.

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: