Blog de DHJUPIC

JUFRA de Franca-SP acolhe o estandarte de Santa Rosa de Viterbo no dia do Grito dos/as Excluídos/as



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     10:45    Marcadores: 
No dia 07 de setembro, a Fraternidade de JUFRA Frei Leão, Franca -SP, recebeu com muito alegria o Estandarte comemorativo aos 40 anos da Jufra do Brasil e dedicado a Santa Rosa de Viterbo.

Nesse dia, a Igreja em todo o Brasil, através da CNBB nos convidava a "sair as ruas, denunciar as mazelas deste sistema[...], defender direitos e exigir um projeto popular para o Brasil que atenda aos anseios dos trabalhadores e do povo e respeite a vida em toda sua forma." Seguindo o exemplo de São Francisco e Santa Rosa, que não se calaram diante das injustiças de seu tempo,unim o-nos as várias realidade eclesiais, comunidades de base, pastorais e movimentos da Diocese de Franca e, juntos, OFS e Jufra participamos da 17ª edição do Grito dos Excluidos com o tema "Pela Vida grita a Terra... Por Direitos, todos nós".

Nessa mesma tarde, participamos da Celebração à Patria, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo bispo diocesano D. Pedro Luiz Stringhini e co-celebrada por varios sacerdotes da diocese.

Ao término da celebração, juntamos nossos nomes aos demais irmãos da area Sudeste, assinando o Estandarte juntamente com os irmãos da OFS e D. Pedro que também nos deu essa alegria.

A peregrinação deste Estandarte nos faz refletir que, levar essa bandeira, esse símbolo não deve ser apenas um instrumento alegorico que passa rapidamente por nossa fraternidade e depois vai embora para a proxima. O exemplo desta jovem franciscana - Santa Rosa de Viterbo - deve incrustar de tal forma nosso ser, que ao sairmos a rua, nós mesmo sejamos estandartes vivos.

Que nessas comemorações dos 40 anos da JUFRA do Brasil, pensemos nestas coisas!

Paz e bem!

Wendell Ferreira Blois - Franca-SP
Subsecretário Local de Formação e DHJUPIC
Fraternidade Frei Leão

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: