No dia 03 de julho de 2011 aconteceu em Fortaleza/CE e Caucaia/CE o VIII Jufrafor Ecológico. A Jufra do Distrito de Fortaleza do Regional NEA2 CE/PI promove todos os anos um encontro para que sejam discutidos aspectos relativos ao meio ambiente. Neste ano de 2011 foi abordado o tema Desenvolvimento Sustentável com três subtemas: O crescimento urbano desenfreado da região metropolitana, Águas e Conflitos Sociais nas terras indígenas.

O Encontro começou na Praça dos Mártires no centro da cidade de Fortaleza. Nesse momento foi feita a oração inicial e um café da manhã entre os participantes do encontro. Em seguida fomos até a estação João Felipe para dar início à viagem de trem. O preço da passagem foi de R$ 0,50 centavos. Durante a viagem de trem observamos as redondezas dos caminhos por onde passamos. Nos foi contada a história de cada bairro por onde passamos.

Ao chegar à parada do bairro Araturi da cidade de Caucaia descemos do trem e realizamos um momento de formação a respeito do crescimento urbano desenfreado. A fraternidade Sou Todo Teu do bairro Antônio Bezerra da cidade Fortaleza. O tema foi trabalhado na forma de dinâmica de leitura e discutimos a realidade do bairro onde cada fraternidade de Jufra presente se encontra.

Depois desse momento fomos em caminhada até o bairro do Areanópolis da cidade de Caucaia até um pequeno riacho existente no local onde fizemos o nosso segundo momento de reflexão. A fraternidade responsável por este momento foi a fraternidade Monte das Oliveiras do bairro Messejana da cidade de Fortaleza. Os irmãos da fraternidade nos falaram sobre algumas dicas que devemos ter para economizar água e como esses pequenos atos podem diminuir nossos gastos diários de água.

Depois desse momento iniciamos mais uma caminhada em direção a Igreja da Santíssima Trindade no mesmo bairro e finalizamos o encontro na própria Igreja. O encontro foi muito bem avaliado e todos gostaram bastante do mesmo. Foram feitos agradecimentos a fraternidade Sagrado Coração de Jesus do bairro Conjunto Nova Metrópole da cidade de Caucaia pela organização do encontro e recepção dos irmãos.

Paz e Bem!!!