Aos 04 dias do mês de junho de 2011, a Juventude Franciscana- Fraternidade Utopia e consequentemente Regional Sul 3 realizou atividades de conscientização e ações concretas frizando o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, com a participação de 22 jovens.

A Fraternidade usou o horário de seu encontro (Sábado às 17h e 30min) para a motivação e preparação para devidas atividades, entre elas estavam: inicialmente oração e reflexão com o Cântico das Criaturas – voltando para a importância do cuidado com a natureza. Logo após passamos para a preparação dos irmãos da fraternidade para a ação concreta, tendo como base os materiais recebidos do Subsecretário Nacional de DHJUPIC – Emanuelson Matias de Lima.

Assim, coletamos de “casa em casa” materiais recicláveis (vidro, papel, garrafas...) – entre a fala conscientizadora dos jovens estava: o porquê estávamos coletando esses materiais, a importância de coletá-los e o que estava acontecendo no mundo pela falta de educação sobre o lixo. As percepções da Juventude, após a coleta foram inúmeras: a falta de responsabilidade social da população, a extrema acomodação de separar os materiais para nos dar, pois como não tem o costume da separação do lixo teriam de separar para nos entregar, além da insegurança presente entre as pessoas, sendo realizadas conversas atrás de grades e cachorros ao lado.

Após a coleta de materiais recicláveis e as devidas percepções terminamos o encontro do dia 04 de junho, ficando claro que as atividades não findariam aqui, que os jufristas da fraternidade devem trazer dia 11/06 os materiais das suas próprias casas para a reciclagem.

Já os materiais coletados anteriormente, entregamos dia 05 de junho (domingo) para o senhor João, catador de materiais recicláveis, e ainda coloco que o IV Chá de nossa fraternidade teve como tema o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, tendo lembrancinhas e cartazes acordando os presentes para a importância de enxergarmos o que está acontecendo com a nossa Mãe Terra.


Andressa Baccin dos Santos
Subsecretária Regional de DHJUPIC – SUL 3
Secretária Fraterna Local – Fraternidade Utopia – Santa Maria/RS