No fim de semana, 09 e 10 de abril de 2011, a Fraternidade Irmão Sol com Irmã Lua, da JUFRA de Santa Rita-PB, participou de atividades promovidas pelas Comunidades da Paróquia em que está inserida (Paróquia Sagrado Coração de Jesus).

No sábado, 09/04, as 15h00, foi realizada a Missa de Abertura da Via Sacra das Comunidades, na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Nova Esperança, onde estavam presentes as 16 Comunidades da Paróquia, com seus Grupos de jovens, Pastorais e Movimentos.

Em seguida, foi iniciada a Via Sacra, percorrendo diversas ruas do Alto das Populares, onde em cada Estação, em cada Comunidade, foi refletida a ligação entre a Via Sacra de Jesus, a realidade social e a temática da Campanha da Fraternidade 2011 – Fraternidade e Vida no Planeta.

A 11ª Estação, em que Jesus é crucificado, foi assumida pela Comunidade Imaculado Coração de Maria, na qual a JUFRA e o Grupo de Jovens “Fortes na Fé” apresentaram uma peça com uma dança, da música “Elegia pela Terra Ferida”, de Pe. Zezinho.

No domingo, 10/04, os grupos de jovens das Comunidades se organizaram para uma Coleta de materiais recicláveis, passando de casa em casa, e coletando os materiais que encontraram jogados nas ruas.

Os materiais coletados serão repassados para a COOREMM (Cooperativa de Reciclagem de Marcos Moura), entidade que reúne cerca de 30 famílias que buscam seu sustento no recolhimento de materiais recicláveis.

O “Dia D de Coleta” foi preparado antecipadamente com um encontro de debate e preparação reunindo cerca de 120 jovens, uma mesa-redonda com representante da COOREMM e também visitas nas escolas.

A intenção é que a Coleta Seletiva seja implantada nas 16 Comunidades da Paróquia, recolhendo os materiais e também realizando palestras nas escolas e visitas nas casas, além da realização de atividades em torno do Dia do Meio Ambiente (05 de junho).

A JUFRA de Santa Rita está participando ativamente dessas atividades, em todo o processo, tanto na preparação como na execução, dando ideias e organizando a coleta e separação dos materiais. Franciscanos e franciscanas têm um compromisso reforçado com a Vida no Planeta.


Emanuelson (Elson) Matias de Lima
Fraternidade Irmão Sol com Irmã Lua
Sub Reg para o 1º Distrito - Regional NE A3 (PB/RN)