Os 15 representantes da sociedade civil para a Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Juventude já estão definidos. A lista foi fechada na reunião extraordinária do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), realizada dos dias 14 e 15 de abril. Os convocados terão a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento e avaliação da Conferência junto com os representantes governamentais.

O principal critério para a definição dos nomes foi a divisão equitativa entre os segmentos que compõem o Conselho. As entidades de apoio tiveram quatro vagas, os movimentos juvenis ficaram com sete vagas e as entidades partidárias com três vagas, completando com a vaga para a presidência do Conselho.

Os movimentos juvenis ainda criaram outro critério para a definição das vagas: a subdivisão por temáticas, o que garantiu a participação dos movimentos de mulheres, negros, estudantes, religioso, de trabalhadores urbanos, juventude rural, além de fóruns e redes.

“É um enorme desafio que encaramos com muito comprometimento a partir de agora. Queremos fazer dessa uma Conferência impactante nas políticas de juventude nesse país”, diz Kathia Dudyk, representante do Instituto Paulo Freire no Conjuve.

Para Gabriel Alves, representante da CPC/UMES, o desafio é construir um espaço onde os jovens participem na sua diversidade e que sejam mobilizados no intuito de contribuir para o desenvolvimento do país. “Temos que viabilizar a participação desses jovens que têm que ser protagonistas no processo do desenvolvimento do Brasil”, afirmou o conselheiro.

Confira abaixo a lista dos representantes:
-Gabriel Medina – Presidente do Conjuve / Fonajuves
-Kathia Dudyk – Instituto Paulo Freire
-Danielle Basto – Escola de Gente
-Gabriel Alves – CPC/UMES
-Nilton Lopes – CIPÓ – Comunicação Interativa
-Hélio Barbosa – Rede de Jovens do Nordeste
-João Vidal – UGT
-Maria Elenice Anastácio – Contag
-Marc Emmanuel Mendes – PMDB
-Joubert Fonseca – PSB
-Murilo Amatneeks – PT
-Alexandre Piero – PJ
-Danilo Moraes – CONEN
-Marcela Cardoso – UNE
-Paula Costa – UBM


Fonte: www.juventude.gov.br