Na manhã de ontem (27/03), aos 88 anos, o padre belga José Comblin (esquerda), um dos mais importantes teólogos da Teologia da Libertação, encontrou-se com a Irmã Morte. Faleceu na Bahia, onde ministrava um curso para animadores de Comunidades de Base.

Pe. Comblin nasceu no dia 22 de março de 1923, na Bélgica. Desde 1958 trabalhava no Brasil, especialmente em Pernambuco, na Paraíba e na Bahia. Foi um dos importantes assessores de Dom Hélder Câmara e um dos maiores teólogos em atividade no Brasil, foi professor de Frei Tito de Alencar e Frei Betto.

Pe. Comblin deixa uma vasta e importante obra teológica. Mas, sobretudo, um exemplo de mestre e guia inquieto e exigente como os velhos profetas, denunciando sempre nossas incoerências na fidelidade aos preferidos de Deus: o pobre, o órfão, a viúva, o estrangeiro. Trabalhou por uma Igreja profética a serviço destes últimos nas nossas sociedades. Criou vários movimentos missionários leigos: Missionários do Campo (1981), Missionárias do Meio Popular (1986), Missionários de Juazeiro da Bahia (1989), na Paraíba (1994) e em Tocantins (1997).

Rezemos por Pe. Comblin, sua família e as Igrejas e Comunidades que o acolheram, em especial, a Diocese de Talca, no Chile, com Dom Larrain; a Diocese de Riobamba, no Equador, com Dom Proaño; E, no Brasil, a Arquidiocese de Olinda e Recife, com Dom Helder Câmara,OFS, a Arquidiocese da Paraíba, com Dom José Maria Pires e a Diocese de Barra, com Dom Frei Luís Cappio,OFM, no sertão da Bahia, onde estava residindo.

O corpo do Pe. José Comblin, vindo de Salvador-BA chegará em Santa Fé, município de Solânea-PB-Brasil, Diocese de Guarabira, no final do dia 28, ao início do dia 29; a celebração da Missa de Corpo presente, será na terça-feira, dia 29, às 15h, no Santuário do Pe. Ibiapina, e em seguida o sepultamento no próprio Santuário.

"A descendência deles permanecerá para sempre, e sua fama jamais se apagará. Seus corpos foram sepultados em paz, e o nome deles viverá através das gerações." (Eclo 44,13-14)

Foi-se um profeta... De onde sairão os outros/as???


Emanuelson (Elson) Matias de Lima - Regional NE A3 (PB/RN)
Sub Nac DHJUPIC da JUFRA do Brasil