Blog de DHJUPIC

A humanidade anseia nova terra - JUFRA Jequié-BA



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     22:36     
Como diz o livro do Gênesis: "Deus contemplou toda a sua obra e viu que tudo era bom." Mas observamos hoje a vida e a natureza exposta a poluição, os peixes morrendo a cada dia nos rios, estão se extinguindo espécies animais. E como conseqüência, temos inverno mais quente e verão mais frio.

Onde a chuva caía quase todo dia já não chove mais, resta apenas o sol abrasador rachando o leito dos rios secos sem um pingo d’água. Vemos o desperdício todo dia, água pingando na torneira, caindo no chuveiro, papel jogado no chão e a sujeira tomando conta do ribeirão.

Os incidentes que ocorreram ultimamente no Rio de Janeiro e em São Paulo nos leva à crer, que com a força da natureza não se pode brincar. E nas encostas da favela torna-se difícil de viver, e aquele povo que além do drama de não ter o que comer tem que enfrentar a dor de ao voltar do trabalho assistir em minutos fracionados a sua casa cair, tantos anos de batalha junto com o barro descer.

E sem contar a dor de perder seus familiares e amigos e, desta forma, a Criação geme em dores de parto.

Meio ambiente a responsabilidade é nossa. Não dar pra pensa só no eu e esquecer os outros que estão por vir. Pois tudo que se planta colhe e o tempo só retribui o mal que a gente faz.

Tem muita água faltando no planeta e economia não é coisa de careta. Pois do jeito que vai daqui a pouco já não terá mais pra ninguém. Por isso fica um questionamento “o que será das gerações que virão depois de nós”?

É tempo de pensar no verde, regar aquela semente que ainda não nasceu, deixar em paz a Amazônia e preservar a vida. Como dizia São Francisco fazer tudo de novo e o padre Fabio de Mello acrescenta, pois a dor que dói no mundo já não pode esperar.

Esperamos com esta mensagem a conscientização, pois a humanidade anseia uma nova terra.


Jucivana Silva de Jesus
Secretária Fraterna Local da Jufra de Jequié-BA

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: