Blog de DHJUPIC

Sustentabilidade: Um Outro Mundo é Possível



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     10:50     
Sustentabilidade: conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Podemos dizer então que o mundo “sustentável” que vivemos hoje é continuidade do que pessoas pensavam sobre o assunto a 10, 20, 30 anos atrás.


O conceito sistêmico de hoje – Século XXI – parece não ter mudado muito, ou melhor, talvez tenha mudado sim, mas não pra melhor. Não precisamos de muito esforço para acharmos exemplos conseqüências desses conceitos. É só lembrar-mos, por exemplo, do Furacão Katrina que destruiu uma parte litorânea dos Estados Unidos, principalmente a região metropolitana de Nova Orleans; ou ainda o Tsunami que atingiu a Indonésia há alguns anos atrás; ou podemos lembrar de fatos mais recentes e próximos de nós, como as que destruíram cidades no sul, sudeste e nordeste, essa última ainda sofre pela seca em grande parte da região.

Esse talvez seja o maior desafio no caminho para um mundo sustentável, a conscientização ambiental. As pessoas perceberem que suas atitudes de desrespeito a Natureza – que pra mim é dos maiores bens que Deus nos concedeu – não está prejudicando somente a ela, mas também seus filhos, netos, e milhões de outras pessoas.


Outro desafio para chegarmos a esse mundo sustentável é a erradicação da desigualdade social. Apesar dos investimentos em ações sociais voltadas para esse objetivo, o Brasil é um dos países com o maior índice de desigualdade social, assim como toda América Latina.

Um outro mundo é possível sim, desde que, não só os governantes, mas toda a população mundial se conscientize e mobilize-se para melhorar, ou solucionar esses dois problemas, que é de responsabilidade de todos.


Tácito Virgílio – Cuiabá/MT
Fraternidade de JUFRA Francisco por Natureza
Regional Oeste (MS, MT e RO)

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: