Blog de DHJUPIC

Oração Franciscana pelo Dia Mundial da Aids



By  Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil     11:26     
Senhor, fazei de mim um instrumento de paz:
Que passos concretos podemos tomar para promover a paz e a reconciliação em situações de conflito, violência e exploração sexual para ajudar a reduzir a incidência do HIV/Aids e promover uma cultura de paz e reconciliação?

Onde há ódio, permita-me semear amor:
Como podemos, os franciscanos e os líderes religiosos, criar comunidades de fé que acolham as pessoas que vivem com HIV/Aids e todos os vitimados pela Aids e eliminar todos os casos de discriminação e o estigma social?

Onde há injúria, perdão:
Cremos que todas as pessoas que vivem com HIV/Aids são más ou imorais? Como podemos libertá-las e permitir-lhes que descubram o rosto de Deus em suas situações atuais?

Onde há divisão, unidade:
Nos levam nossos temores e prejuízos a cometer atos de violência contra nossos irmãos e irmãs que vivem com HIV/Aids?

Onde há escuridão (falsidade), luz (verdade):
Podemos falar e pregar abertamente sobre o HIV/Aids, explorando suas origens, seu impacto, e os temores que nos geram? Podemos começar a falar a verdade à luz em nossas comunidades paroquiais, nossas casas religiosas e em todas partes?

Onde a dúvida, fé verdadeira:
Podemos servir-nos um ao outro, especialmente nossos irmãos e irmãs que vivem com HIV/Aids, de uma maneira que restaure a fé em Deus? Podemos utilizar o poder da ressurreição para eliminar todos os temores, os temores de contágio que nos fazem retirar nosso amor e apoio às pessoas que vivem com o HIV/Aids?

Onde há desalento, esperança:
Como estamos fomentando comunidades de hospitalidade, receptividade e cura onde nossos irmãos e irmãs podem encontrar "um lar", um lugar de acolhida e amor?

Onde há tristeza, nova alegria:
Reconhecemos o poder e a graça em nossos irmãos e irmãs que vivem com HIV/Aids? Nos permitimos ser "evangelizados" e trasformados pelo testemunho de nossos irmãos e irmãs que vivem com HIV/Aids?


Fonte: www.franciscanos.org.br

Sobre Subsecretaria Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: