Senhor, fazei de mim um instrumento de paz:
Que passos concretos podemos tomar para promover a paz e a reconciliação em situações de conflito, violência e exploração sexual para ajudar a reduzir a incidência do HIV/Aids e promover uma cultura de paz e reconciliação?

Onde há ódio, permita-me semear amor:
Como podemos, os franciscanos e os líderes religiosos, criar comunidades de fé que acolham as pessoas que vivem com HIV/Aids e todos os vitimados pela Aids e eliminar todos os casos de discriminação e o estigma social?

Onde há injúria, perdão:
Cremos que todas as pessoas que vivem com HIV/Aids são más ou imorais? Como podemos libertá-las e permitir-lhes que descubram o rosto de Deus em suas situações atuais?

Onde há divisão, unidade:
Nos levam nossos temores e prejuízos a cometer atos de violência contra nossos irmãos e irmãs que vivem com HIV/Aids?

Onde há escuridão (falsidade), luz (verdade):
Podemos falar e pregar abertamente sobre o HIV/Aids, explorando suas origens, seu impacto, e os temores que nos geram? Podemos começar a falar a verdade à luz em nossas comunidades paroquiais, nossas casas religiosas e em todas partes?

Onde a dúvida, fé verdadeira:
Podemos servir-nos um ao outro, especialmente nossos irmãos e irmãs que vivem com HIV/Aids, de uma maneira que restaure a fé em Deus? Podemos utilizar o poder da ressurreição para eliminar todos os temores, os temores de contágio que nos fazem retirar nosso amor e apoio às pessoas que vivem com o HIV/Aids?

Onde há desalento, esperança:
Como estamos fomentando comunidades de hospitalidade, receptividade e cura onde nossos irmãos e irmãs podem encontrar "um lar", um lugar de acolhida e amor?

Onde há tristeza, nova alegria:
Reconhecemos o poder e a graça em nossos irmãos e irmãs que vivem com HIV/Aids? Nos permitimos ser "evangelizados" e trasformados pelo testemunho de nossos irmãos e irmãs que vivem com HIV/Aids?


Fonte: www.franciscanos.org.br