Na noite do sábado, 16/10, irmãs e irmãos representantes de nove Regionais da JUFRA do Brasil, totalizando doze estados, realizamos a 1ª reunião on-line para debater, avaliar e encaminhar o serviço de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação.

A reunião durou duas horas e meia e foi coordenada por mim, Elson Matias (Subsecretário Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil), contando com a participação dos/as seguintes irmãos/as e seus respectivos Regionais: Alef (Sudeste 3 – São Paulo), Thiago (Nordeste A3 – Rio Grande do Norte e Paraíba), Tiago (Bahia Sul), Andressa (Sul 3 – Rio Grande do Sul), Gleice (Sul 1 – Paraná), Mariana (Nordeste B1 – Pernambuco e Alagoas), Wolney (Nordeste B2 – Sergipe), Degenilson (Nordeste A1 – Maranhão), Wanley (Nordeste A2 – Ceará e Piauí) e Marcus (Nordeste A2 – Ceará e Piauí).

Após a apresentação de cada um/a dos/as participantes, os/as representantes dos Regionais partilharam a caminhada do serviço de DHJUPIC nas Fraternidades Regionais e Locais, onde constamos as atividades já realizadas, lamentamos o ainda pouco desempenho deste serviço e sonhamos com muitas propostas e projetos, que vamos encaminhar posteriormente em relatório para os Regionais.

Prosseguimos então avaliando os materiais já disponíveis pela Subsecretaria Nacional de DHJUPIC, por exemplo, os três panfletos temáticos e o Blog Nacional (www.dhjupic.blogspot.com), mas avaliamos que o meio mais eficaz e produtivo para realizarmos este serviço é, sem dúvida, a articulação com as outras subsecretarias, em especial a de Formação, a de Ação Evangelizadora e a de Infância, Micro, Mini-Franciscanos, em todos os âmbitos, Locais, Regionais e Nacional. Esta parceria acontece, por exemplo, na publicação dos Cadernos Nacionais de Formação da JUFRA do Brasil, nas Campanhas da Fraternidade da Igreja no Brasil, e no Grito dos/as Excluídos/as, atividades estas onde a temática do DHJUPIC entra com evidência.

Encerramos rezando juntos/as, abençoando um/a ao outro/a e marcando a próxima reunião para o domingo, 24/10, as 20:00, e a pauta principal será a escolha das prioridades nacionais do serviço de DHJUPIC para o triênio 2010/2013 e a preparação da programação nacional para as ações locais em torno do dia 10 de dezembro (Dia Universal dos Direitos Humanos).

A experiência de reunião on-line vem ocorrendo também com o Secretariado Fraterno Nacional e com o Coletivo Nacional de Formação, como forma de manter o contato, partilhar as experiências e informações e encaminhar a vida da Fraternidade Nacional da JUFRA do Brasil, vencendo as distâncias e barreiras deste país continental.

Por tudo isso, peçamos a Deus que, com a força do Espírito, tenhamos ânimo, fé, coragem, gratuidade e sabedoria, prosseguindo no caminho de nosso irmão Jesus Cristo, para que, um dia, juntos/as, o escutemos dizer: “Venham vocês, que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo.” (Mt 25,34)


Elson Matias
Sub Nac DHJUPIC da JUFRA do Brasil