A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encaminhou a todas as dioceses do país uma carta conclamando a participação dos cristãos no combate à Hanseníase.

No dia 10 de outubro, o evangelho a ser proclamado será o de Lucas, 17, 11-19, “a cura dos dez leprosos”, oportunidade para os párocos e suas equipes divulgarem informações sobre a enfermidade que ainda assusta pelo poder de infecção, segregação e preconceito.

Essa mobilização da CNBB é fruto do trabalho de uma comissão constituída em 2009 pelo Projeto Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase, o MORHAN (Movimento de Reintegração da Pessoa Atingida pela Hanseníase), o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde.

De modo especial, gostaria de convidar a todos os confrades a participarem dessa grande campanha de combate à Hanseníase, pedindo que orientem suas equipes litúrgicas no sentido de prepararem esse dia e ajudarem a divulgar informações para que essa doença possa ser eliminada em um futuro próximo.
Nesse sentido, já enviamos também um material de apoio para todas as nossas fraternidades e esperamos que possa ser útil para a preparação desse grande dia de conscientização nacional em nossas comunidades.

Termino citando a alusão que Dom Dimas Lara Barbosa fez a nosso pai seráfico: “São Francisco de Assis talvez seja o modelo mais emblemático, pois não queria apenas dar esmolas aos leprosos, queria sentir, vivenciar a dor extrema da rejeição, do abandono e da dor física pelo amor que tinha ao Deus que ele via no rosto daqueles irmãos enfermos e marginalizados”. Abracemos essa oportunidade de vivenciarmos essa lembrança de São Francisco contribuindo para que a Hanseníase seja mais conhecida e possa, assim, ser combatida.

Em oração pelo êxito das ações no próximo dia 10 de outubro, recomendo-me a todos em Cristo.
Fraternalmente,

Frei Miguel da Cruz
Coordenador Provincial do Projeto Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase.


Fonte: www.franciscanos.org.br