No último dia 07 de setembro, a Fraternidade Frei Galvão da Juventude Franciscana (JUFRA), em comunhão com a Ordem Franciscana Secular (OFS) e a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), realizou o Grito dos/as Excluídos/as em União dos Palmares, no estado de Alagoas, que após quatro anos sem ser manifestado tal ato retornou com toda força e gás a esta cidade.

Sendo uma iniciativa da JUFRA, que após ter retornado do último Congresso teve conhecimento sobre o mesmo e viu a necessidade através da pessoal do Elson, subsecretário nacional de DHJUPIC, de lutar para a promoção desta manifestação aqui na cidade.

Começamos então a divulga e pedir apoio às pastorais locais, onde trabalhamos, em especial para a promoção do mesmo, com a OFS e JUFRA, como também com a PJMP, pastoral esta que já havia promovido o Grito na cidade anos atrás! Tivemos também o apoio e participação da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares.

Então, chegou o grande dia, 07 de setembro, às 15:00hs, em frente ao Ginásio de Esportes, no bairro Roberto Correia de Araújo, houve a concentração do Grito dos/as Excluídos/as, saímos as 16:00hs em caminhada rumo às principais ruas da cidade, tendo paradas onde as lideranças dos movimentos e pastorais presentes tinha a palavra. Iniciamos nossa caminhada rezando o Pai Nosso, e Sérgio da PJMP deu as boas vindas a todos e começamos a cantar: “Nossos direitos vêm, nossos direito vêm, se não vim nossos direitos o Brasil perde também!”.

Faziam-se presente na caminhada: OFS, JUFRA, PJMP, CUT, Pastoral da Criança, Catequese, MST, desabrigados da última enchente e populares. A viatura da polícia e o carro de som nos acompanharam. Cartazes e faixas deixaram o Grito da população de União dos Palmares para a sociedade, sempre nos levando a refletir o tema geral: “Onde estão nossos direitos?”. Os desabrigados escreveram em seus cartazes: “Queremos nossas casas!”. Os direitos mais reivindicados foram educação e moradia, devido a realidade vivida na cidade, com alunos sem estudar, pois a escola virou abrigo.

Em uma das paradas foi explicado o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra e avisado que uma urna estaria funcionando na Igreja Matriz. Finalizamos a caminhada com a Missa na Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, com o gostinho de missão cumprida, pois a iniciativa da re-articulação do Grito em União dos Palmares partiu da Juventude Franciscana, onde tive o direito de expressar minha emoção e agradecimento a todos que participaram.

Com apitos, faixas, narizes de palhaço, bandeiras e desabrigados batendo em suas panelas vazias, o Grito que estava adormecido, ecoou nas ruas de União dos Palmares, terra de Zumbi dos Palmares, aqui na Terra da Liberdade!


Vanessa Augusta do Nascimento
Secretária Fraterna da Fraternidade Frei Galvão
Juventude Franciscana – União dos Palmares-AL